“Estamos nos preparando para o megaconcerto na noite de 31 de dezembro, vamos dar as boas-vindas a 2025 celebrando a paz e a alegria, com música de todos os tipos, tanto de artistas nacionais quanto internacionais”, disse o presidente venezuelano Nicolás Maduro no Telegram ontem.
“Vejo vocês em Miraflores, a casa do povo”, enfatizou.
O chefe de Estado disse que amanhã, 1º de janeiro, será o segundo concerto “para finalizar a octavita (festa ou celebração), comemorando a paz, a alegria e dando as boas-vindas a 2025”.
“Eu os convido para sua casa, no Palácio Miraflores (sede do governo)”, disse o presidente na mensagem audiovisual que acompanhou a mensagem.
O vice-presidente de Mobilização do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), Nahum Fernández, informou que o concerto contará com música de todos os gêneros, como salsa, llanera, gaita, parranda, aguinaldo e muitos outros, além de uma ceia de Natal.
Um concerto semelhante também será realizado nesta terça-feira no bairro de Petare, município de Miranda (norte), como parte das atividades políticas, culturais, esportivas e recreativas planejadas para se despedir de 2024 e dar as boas-vindas ao próximo ano.
Como parte da chamada ‘Agenda Cultural por la Paz: Enero de Victoria 2025’ (Agenda Cultural pela Paz: Janeiro da Vitória 2025), os eventos abrangerão as 22 paróquias da capital e terão como epicentro o Palácio de Miraflores.
Fernández disse em sua conta na rede social Telegram que a partir de amanhã várias atividades serão implementadas em coordenação com o povo, com o objetivo de “continuar a garantir a felicidade e a paz”.
O vice-presidente do PSUV disse que as ruas de Caracas “permanecerão em constante dinamismo, refletindo a unidade, o compromisso e a lealdade que nos caracterizam”.
Fernández explicou que haverá eventos esportivos, jogos tradicionais, desfiles, missas, atividades de volta às aulas, mobilizações e caravanas motorizadas.
Além de acampamentos, congressos internacionais, consultas populares e “celebraremos datas comemorativas e muito mais neste primeiro mês do novo ano de 2025”, disse ele.
Como parte dos eventos, em 8 e 9 de janeiro, será realizado o Congresso Antifascista, que deverá contar com a presença de mais de 1.500 participantes estrangeiros, e haverá um Acampamento de Camponeses e Pescadores no Poliedro, em Caracas.
Em 10 de janeiro, o presidente Nicolás Maduro tomará posse na Assembleia Nacional e haverá mobilizações maciças de forças populares para acompanhar o chefe de Estado venezuelano.
jha/jcd/jb