Prevemos a sua entrada pelo norte da Península de Yucatán, o que estará favorecendo o aumento da nebulosidade e a possibilidade de chuva ou garoa, explicou o chefe da área de Meteorologia da instituição, César George.
Ele localizou as possíveis chuvas no departamento de Petén, Faixa Transversal do Norte e Caribe do país, locais onde é normal que aconteçam neste momento, observou o especialista.
As temperaturas mínimas estimadas, alertou, oscilarão entre zero e dois graus Celsius no Altiplano central e ocidental, enquanto nesta capital ficarão entre 10 e 12, notou.
George acrescentou que o clima frio persistirá à noite e de manhã cedo, por isso recomendou que a população se vestisse adequadamente para evitar problemas de saúde.
O Insivumeh avançou anteriormente quatro frentes no total em janeiro, três em fevereiro, o mesmo número em março e uma em abril, com declínios pronunciados nas zonas montanhosas deste território centro-americano.
Durante o mês de janeiro de 2024, geadas, consideradas históricas, afetaram as lavouras dos departamentos do planalto central e ocidental da Guatemala.
Devido a estas condições climáticas, a Coordenação Nacional de Redução de Desastres continua a atender pessoas em sete abrigos ativos, localizados nesta capital, Huehuetenango, Jalapa, Quetzaltenango, Quiché, San Marcos e Totonicapán.
Dados oficiais mostram que as temperaturas mais baixas ocorreram em janeiro de 2017 com -4,6 graus Celsius em Quetzaltenango; em fevereiro de 2000 -3,2 em Nebaj, Quiché, e em janeiro de 2002 o mínimo foi de -4,2 em Huehuetenango, Huehuetenango. oda/znc / fav