O slogan “Promovendo o ‘Espírito de Xangai’: A SCO em Ação” foi anunciado em uma coletiva de imprensa pela porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Mao Ning.
Ela destacou a escolha de “ação” como palavra-chave nessa presidência, já que Beijing buscará implementar medidas mais pragmáticas e adotar uma postura proativa para aprimorar a cooperação nos campos político, de segurança, econômico e cultural. O porta-voz explicou que o objetivo é consolidar os mecanismos operacionais da organização, construir uma comunidade de destino compartilhado dentro da SCO e criar novos espaços para o desenvolvimento.
De acordo com Mao, em 2025, o trabalho da presidência rotativa será acelerado com a organização de uma cúpula da SCO caracterizada pela amizade, unidade e resultados frutíferos, juntamente com mais de 40 reuniões institucionais.
Além disso, serão realizados eventos importantes, como o Fórum de Partidos Políticos, o Fórum de Redução da Pobreza e Desenvolvimento Sustentável, o Fórum de Amizade entre Cidades e Povos e a Exposição Internacional de Comércio e Investimento.
No campo cultural, serão organizadas atividades importantes, como o Festival de Cinema, o Festival de Televisão, o Festival de Arte, concursos de inovação e empreendedorismo para jovens, concursos de caligrafia e escultura e o evento cultural “Summer of SCO”.
Na última cúpula presidencial no Cazaquistão, os chefes de estado adotaram iniciativas para promover a justiça e o desenvolvimento globais, bem como uma série de resoluções sobre cooperação em energia, investimento e segurança da informação.
O presidente chinês Xi Jinping reiterou o compromisso da China com os princípios da organização e sua disposição de liderar esse mecanismo em uma era de prosperidade e desenvolvimento compartilhados.
jha/idm/bm