Em sua terceira vitória consecutiva nesse evento, a chamada “rainha do atletismo vietnamita” melhorou seu próprio recorde anterior (1:15.10) em quase dois minutos e assumiu uma grande vantagem sobre a segunda colocada, sua colega de equipe e medalhista de prata na maratona dos Jogos do Sudeste Asiático, Le Thᔑ Tuyet (1:15.27).
Minutos depois de cruzar a linha de chegada, Thi Oanh disse que estava surpresa com o recorde, mas afirmou que havia se preparado muito para chegar em ótimas condições físicas. “Eu me concentrei muito nessa corrida”, disse ela.
Na corrida masculina, também realizada no dia anterior, o campeão regional na corrida de obstáculos de 3.000 m, Nguyen Trung CÆ°ong, subiu ao topo do pódio depois que seu compatriota e campeão nacional na distância, Hoang Nguyen Thanh, foi desqualificado.
O favorito Nuyen Thanh fez o percurso errado e perdeu um ponto de controle, por isso correu cerca de 500 metros a menos do que o resto do pelotão e ficou fora da competição, apesar de ter chegado primeiro à linha de chegada.
Trung Cuong ganhou a medalha de ouro com o tempo de 1:09.44, enquanto a medalha de prata foi para Moses Kipkosgei Bowen do Quênia (1:09.59) e a medalha de bronze para o local LÆ°ong Xuan SÆín (1:11.23).
jha/mpm/bm