Chefes de estado e de governo africanos participarão da reunião organizada pela Comissão da União Africana e pelo governo de Uganda, revelou a organização continental.
A adoção da estratégia e do plano de ação colocará em ação uma agenda de 10 anos para criar sistemas agroalimentares fortes e resistentes para o crescimento agrícola, a transformação e a melhoria dos meios de subsistência.
O programa proposto incluirá reuniões dos Ministros responsáveis pela Agricultura, Desenvolvimento Rural, Água e Meio Ambiente, reuniões conjuntas com os Ministros das Relações Exteriores e, em seguida, a Cúpula dos Chefes de Estado e de Governo da África.
O Programa Abrangente de Desenvolvimento Agrícola da África (CAADP) é uma iniciativa continental da Agenda 2063 que visa ajudar os países a eliminar a fome e reduzir a pobreza, aumentando o crescimento econômico por meio do desenvolvimento setorial.
Por meio do Caadp, os governos africanos concordaram em alocar pelo menos 10% dos orçamentos nacionais para a agricultura e alcançar taxas de crescimento agrícola de pelo menos 6% ao ano.
De acordo com a União Africana, esses compromissos de investimento são baseados em metas para reduzir a pobreza e a desnutrição, melhorar a sustentabilidade da produção agrícola e o uso de recursos naturais.
Ele ajuda os países africanos a aumentar a resistência à variabilidade climática por meio do desenvolvimento de políticas e estratégias de preparação para desastres, sistemas de resposta a alertas precoces e redes de segurança social.
jha/nmr/bm