De todos esses planos, 123 correspondem à energia eólica e têm capacidade total de 7.697,9 MW, 138 são pequenas centrais com capacidade de produção combinada de 1.484,58 MW, 21 correspondem à biomassa com geração estimada de 414 MW e 34 à conversão de resíduos em energia, com 621,1 MW.
Espera-se que estas iniciativas desempenhem um papel fundamental na estratégia de transição energética do Vietnã, observou o próprio ministério ao anunciar que o Plano de Desenvolvimento Energético VIII revisto será apresentado ao Primeiro-Ministro Pham Minh Chinh no próximo mês de fevereiro.
Numa conferência sobre esta matéria, o Vice-Ministro da Indústria e Comércio, Nguyen Hoang Long, anunciou que estão a ser finalizados os detalhes de um projeto de decreto que orienta o desenvolvimento da energia do GNL e aborda questões-chave como mecanismos de preços e compras de eletricidade mínima garantida.
Relativamente aos planos de desenvolvimento de energia solar flutuante e em telhados, observou que após a promulgação do Decreto n.º 135/2024/ND-CP, os sistemas de energia solar em telhados em zonas industriais experimentaram um crescimento substancial.
O ministério está a estudar formas de expandir o âmbito destes projetos, pelo que os projetos solares flutuantes, particularmente aqueles que utilizam reservatórios hidroelétricos existentes, também serão priorizados no plano revisto, disse o vice-ministro, citado pelo diário de língua inglesa Vietnam. Notícias.
Hoang Long garantiu também que é de grande interesse para esta pasta promover programas de transformação de resíduos em energia, pelo que a sua expansão será totalmente apoiada e serão priorizadas propostas das províncias com planos de implementação detalhados.
jha/mpm / fav