Isso ficou claro durante a visita de cortesia realizada no dia anterior pela embaixadora cubana neste país, Milena Zaldívar, ao vice-primeiro-ministro e ministro de Relações Exteriores e Cooperação Internacional do Reino, Prak Sokhonn.
Durante a reunião fraterna, o chefe da diplomacia cambojana destacou a recente comemoração do 66º aniversário do triunfo da Revolução Cubana e reiterou o firme compromisso de seu país de fortalecer a tradicional relação de amizade e boa cooperação com a ilha.
Zaldívar, por sua vez, destacou a posição invariável do governo cambojano de rejeitar o bloqueio econômico, comercial e financeiro injusto e ilegal dos Estados Unidos e seu forte apoio à exigência internacional de excluir Cuba da lista arbitrária de supostos patrocinadores estatais do terrorismo.
Ambas partes concordaram com os laços históricos entre os dois países e destacaram o excelente diálogo e a cooperação na esfera multilateral, bem como as inúmeras expressões de solidariedade que, por mais de seis décadas, fizeram dos laços bilaterais uma amizade exemplar.
Sokhonn e Zaldívar também analisaram os principais momentos da relação bilateral no recém-concluído ano de 2024 e, em particular, destacaram a realização da Terceira Reunião de Consultas Políticas em Havana.
Também destacaram a presença de Cuba na 11ª sessão do Parlamento Internacional para a Tolerância e a Paz, bem como na Assembleia Geral da Conferência Internacional de Partidos Políticos Asiáticos, pela primeira vez, ambos os eventos realizados nessa capital.
O Vice-Chefe de Governo do Camboja e o Embaixador de Cuba também concordaram com o objetivo de elevar as relações bilaterais a novos patamares este ano, bem como renovar a vontade de alcançar resultados concretos em ações de cooperação com um verdadeiro sentido estratégico para ambas nações.
Nesse sentido, concordaram em promover o intercâmbio de visitas de alto nível e desenvolver um dia comemorativo para o 65º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas, incluindo ações em Phnom Penh e Havana.
Cuba e Camboja estabeleceram relações diplomáticas em 15 de abril de 1960, que se desenvolveram com um componente histórico fundamental e sobre a base do respeito, admiração e identificação de objetivos comuns de progresso, apesar da distância geográfica que separa as duas nações.
kmg/mpm/jb