Através do aviso número 01/2025, a medida preventiva foi estabelecida em Tarija, Beni, Potosí, Cochabamba, Santa Cruz, Chuquisaca e La Paz.
Esse nível de alerta indica que a tendência de aumento dos níveis dos rios e a persistência das chuvas reforçam a possibilidade de transbordamentos nas próximas horas, embora ainda seja possível navegar.
“Prevê-se a ocorrência de chuvas moderadas a temporariamente fortes e trovoadas de sexta-feira (3) a domingo (6) de janeiro de 2025, em sete departamentos; as principais regiões afetadas serão o eixo central, com quantidades acumuladas entre 30 e 90 milímetros (mm) de água por metro quadrado”, diz o comunicado oficial.
O documento acrescenta que nestes dias haverá a probabilidade de trovoadas, com maior intensidade nesta sexta-feira, em todo o setor sul de Tarija, Chuquisaca e Potosí, até o final da semana.
Da mesma forma, prevê-se que as chuvas também continuarão em parte dos trópicos de Cochabamba, Santa Cruz e sul de Beni, e no domingo, a área afetada será o norte de La Paz, especialmente na região de Yungas, disse a meteorologista do Senamhi, Marisol Portugal, à TV Estrella.
A previsão adverte que as cidades de La Paz e El Alto devem registrar uma queda nas temperaturas durante o primeiro fim de semana de 2025.
De acordo com o relatório oficial da Unidade de Estudos e Pesquisas Hidrológicas do Senamhi, nesta quinta-feira, em 12 das 49 bacias e sub-bacias registradas, foram observados aumentos em relação às leituras anteriores.
“Foi registrado o seguinte comportamento dos níveis dos diferentes corpos de água: na bacia fechada, um aumento dos 9 registrados; na bacia do Prata, sete aumentos dos 12 monitorados; e na bacia do Amazonas, quatro aumentos dos 28 registrados”, diz o aviso 01/2025.
O escritório nacional do Senamhi em La Paz pediu à população que levasse guarda-chuvas em caso de possíveis chuvas, que limpasse os bueiros, tanto nas casas quanto nas vias públicas, e que não jogasse lixo nos canais de água.
Portugal também insistiu que devem ser tomadas precauções ao viajar durante a temporada de férias, especialmente nas estradas para a região sudeste do país e para o norte de La Paz.
rc/jpm/jb