Leslie Voltaire, presidente da CPT, garantiu que até 2025 todas as estradas controladas por gangues armadas serão liberadas.
Protegeremos portos e aeroportos para facilitar a livre circulação de pessoas e mercadorias, mas isso exigirá a cooperação de todos.
O Estado disponibilizará os meios necessários às forças da lei e da ordem para desmantelar todas as gangues, disse Voltaire segundo o jornal Le Nouvelliste.
“A vida deve ser retomada em todo o país”, disse o presidente da CPT.
Voltaire reafirmou que a luta contra as quadrilhas que punem a população e mantêm o país no caos será implacável.
Ele afirmou que essa é uma guerra total que continuará até 2025, já que gangues armadas semeiam morte, terror, estupro, saques e tráfico de órgãos, vitimando cidadãos pacíficos.
O trágico número de vítimas de 2024 pesa muito sobre a nação haitiana, com mais de cinco mil pessoas mortas por bandidos, que nos lembram que o país está em guerra, destacou o jornal.
“Guerra como guerra”, disse Voltaire, que pediu a mobilização de todos os níveis da sociedade para combater a insegurança.
“Nesta guerra contra as gangues criminosas, todas as forças da sociedade estão envolvidas. Todos têm de apresentar ideias. Todos devem colaborar com a polícia comunitária”, pediu Voltaire.
Pedimos aos nossos países amigos que nos ajudem a lutar para restaurar nossos direitos como seres humanos, eles mesmos devem impedir a entrada de armas e munições no território nacional, enfatizou.
mem/joe/bm