7 de January de 2025
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Ex-ministros da América Latina apoiam soberania do Panamá

ex-ministros-da-america-latina-apoiam-soberania-do-panama

Ex-ministros da América Latina apoiam soberania do Panamá

Cidade do Panamá, 5 jan (Prensa Latina) Um grupo de 26 ex-ministros das Relações Exteriores de 11 países latino-americanos apoiou a soberania do Panamá sobre seu canal interoceânico, revelou hoje.

No comunicado aqui divulgado por vários meios de comunicação social em referência às declarações ameaçadoras do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que exigia a devolução daquela estrada construída pelo seu país em 1914, os diplomatas apoiaram o istmo e afirmaram que o ativo estratégico não é negociável.

Na mensagem de representantes diplomáticos de países como México, Chile, Colômbia, Brasil e Panamá, foi reafirmada a importância dos Tratados Torrijos-Carter assinados em setembro de 1977 como base para a transferência do canal para o controle panamenho e como símbolo de autonomia regional.

Os ex-ministros das Relações Exteriores destacaram que a gestão do canal pelo Panamá tem sido exemplar, garantindo o seu funcionamento como eixo do comércio marítimo internacional e motor do desenvolvimento econômico global.

Da mesma forma, sublinharam que a soberania do país sobre esta infraestrutura é um exemplo do esforço e da solidariedade internacional que apoiou o povo panamenho na sua luta histórica pelo controle da rota fluvial por onde passam quase seis por cento do comércio mundial.

“É indiscutível que o Panamá administrou o Canal com responsabilidade e que representa um símbolo de orgulho para toda a América Latina”, afirma o documento.

Entre os signatários destacam-se figuras como José Miguel Insulza (Chile), María Ángela Holguín (Colômbia), Claudia Ruiz (México), Samuel Lewis e Isabel de Saint Malo (Panamá), entre outros, que enfatizaram seu apoio incondicional ao nação centro-americana na legítima defesa do seu mais importante activo econômico.

Este apoio internacional reforça a posição do Panamá contra qualquer tentativa de questionar a sua autonomia sobre o canal, consolidando o compromisso da região com os princípios da soberania e da independência.

Na cerimônia solene de comemoração dos 25 anos de administração do Canal do Panamá, no dia 31 de dezembro, o Presidente da República, José Raúl Mulino, afirmou que a hidrovia interoceânica continuará a ser para os panamenhos e os panamenhos a serviço do mundo.

Nas palavras centrais da comemoração, o chefe de Estado sublinhou que não há outras mãos no canal.

“Você pode ter certeza de que em nossas mãos ficará para sempre”, comentou.

ode/ga/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES