O objetivo para o ano em curso é alcançar exportações de 11 bilhões de dólares e assim superar os resultados de 2024, quando produtos de valor superior ao
Dez bilhões de dólares, para um aumento anual de mais de 12 por cento.
Em 2024, todas as principais áreas do mar registaram um crescimento notável e, em particular, a venda de camarão aumentou 16,7 pontos percentuais, atingindo quatro bilhões de dólares, enquanto as vendas de atum totalizaram perto de um bilhão da própria moeda, representando um aumento de 17 por cento.
Segundo fontes do setor, estas conquistas posicionaram o Vietnam como o terceiro exportador mundial de produtos do mar, superado apenas pela China e pela Noruega.
A Europa, os Estados Unidos e o Japão são atualmente os três principais mercados receptores de produtos aquáticos vietnamitas e, em todos os casos, estes têm requisitos rigorosos em matéria de gestão de recursos e certificação da origem legal dos produtos.
Assim, na opinião do secretário-geral adjunto da Associação de Exportadores e Produtores de Marisco do Vietnam (Vasep), Nguyen Hoai Nam, as empresas do setor são obrigadas a ter em consideração estes aspectos e a fazer os ajustamentos necessários.
Por outro lado, e segundo Vasep, os países do Oriente Médio com economias fortes como Israel, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Qatar representam um mercado potencial elevado para os produtos do mar vietnamitas, satisfazendo a sua elevada procura de consumo.
mem/mpm/hb