A delegação, formada por jovens de destaque nos esportes, na saúde e nos serviços, chegou ao território central cubano vindo de Sancti Spíritus através da comunidade Ojo del Agua, a mais de 280 quilômetros a leste de Havana, mesmo ponto onde as forças do Exército Rebelde entrou na província. em 6 de janeiro de 1959.
Durante a viagem, com pausas nos municípios de Placetas e Santa Clara, um grupo de estudantes recebeu o cartão que os reconhece como membros da União de Jovens Comunistas (UJC), enquanto outros mereceram distinções pelas suas contribuições em diferentes áreas para o desenvolvimento do país.
Hermes Aguilera, secretário da UJC no território, garantiu que durante a viagem os participantes também prestaram homenagem aos mártires que tombaram durante a guerra contra a ditadura de Fulgêncio Batista, bem como aos que ofereceram suas vidas durante a Batalha de Santa Clara. , fato fundamental para a vitória definitiva.
No dia, os presentes se reuniram no mesmo local onde Fidel Castro discursou à população da capital da então província de Las Villas, discurso onde o líder da Revolução Cubana garantiu que não chegou para falar ao povo, mas para ouvi-lo.
Milaxy Sánchez, Governadora Provincial, disse que relembrar este e outros conceitos daquele dia histórico representa hoje não só manter viva a Revolução Cubana, mas também contribuir para fortalecê-la, mantendo a unidade entre o povo e seus líderes para enfrentar qualquer desafio.
Depois das atividades na província central de Villa Clara, a caravana seguirá até o território de Cienfuegos, para comemorar a presença ali de Fidel Castro e do Exército Rebelde como parte de sua viagem a Havana, cidade que os recebeu no dia 8 de dezembro. Janeiro de 1959 com uma enorme manifestação de alegria popular.
ro/ysd/ls