Após as intervenções cirúrgicas em um hospital privado de São Paulo, o presidente concentrou suas atividades no Palácio da Alvorada, residência oficial dos chefes do Executivo na capital, e na Granja del Torto, casa de campo da Presidência.
Embora distante do Planalto, o governante não se afastou das funções presidenciais durante o período de recuperação.
Ao retornar, Lula terá que se dedicar a dois temas principais: o enfrentamento das emendas parlamentares e a discussão sobre uma eventual reforma ministerial.
A falta de aquiescência entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional em relação às revisões legislativas, que se arrasta desde agosto, continua em pauta.
Não houve acordo sobre as regras de aplicação dos recursos e nos últimos dias do ano passado o ministro Flávio Dino, do STF, suspendeu todos os repasses, apesar do legislativo.
Lula recebeu alta hospitalar em São Paulo no dia 15 de dezembro, após precisar passar por uma cirurgia para conter uma hemorragia intracraniana.
Foi-lhe permitido regressar à sua casa naquela divisão territorial para continuar a receber um acompanhamento clínico rigoroso.
Para o quadro de profissionais que o acompanhou, o ex-sindicalista não teve qualquer tipo de consequências físicas ou neurológicas.
O ex-dirigente sindical sentiu dor de cabeça e passou mal no final da tarde do dia 9 de dezembro e foi internado em um posto de saúde exclusivo de Brasília.
O fato acima se deveu à pancada que sofreu na cabeça após cair em outubro em um dos banheiros do Alvorada, o que lhe causou uma lesão na nuca.
Após exames de imagem nesta capital, foi confirmada a necessidade de intervenção cirúrgica e ele foi transferido para o hospital Sírio-Libanês em São Paulo. Nesta clínica foi submetido a uma cirurgia de emergência, que decorreu sem complicações.
Ele passou por duas intervenções médicas, nos dias 10 e 12 de dezembro, além de um terceiro procedimento para retirada de dreno na cabeça.
Há pouco mais de um ano, em setembro de 2023, o líder progressista fez uma artroplastia total do quadril direito, cirurgia para substituir, por uma prótese, a cartilagem desgastada naquela região do corpo.
Quando o procedimento foi concluído após o agendamento, ele passou por exames de revisão.
jha/ocs/ls