7 de January de 2025
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Vitória do Vietnã na Copa da Asean é motivo de orgulho e inspiração

Vitória do Vietnã na Copa da Asean é motivo de orgulho e inspiração

Hanói, 6 jan (Prensa Latina) A vitória alcançada há poucas horas pela equipe masculina de futebol do Vietnã na Copa da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) foi descrita hoje aqui como uma fonte de orgulho e inspiração.

Esse triunfo “não é apenas o orgulho do esporte vietnamita, mas também uma fonte de inspiração para toda a nação, demonstrando a vontade de avançar e conquistar novos patamares”, escreveu o primeiro-ministro Pham Minh Chinh em uma mensagem parabenizando os recém-coroados campeões.

O chefe de governo vietnamita agradeceu a equipe por seus esforços extraordinários e seu espírito de luta corajoso, solidário e incansável, enfatizando que esse desempenho é uma prova do avanço do esporte nacional.

O Vietnã se tornou campeão da Copa da Asean pela terceira vez (2008 e 2018) no final da noite de domingo, com uma vitória por 3 a 2 na segunda partida contra a Tailândia, na prorrogação, repetindo o sucesso da primeira partida, quando ganhou por 2 a 1 como anfitrião.

“Esta noite foi histórica. Tivemos que jogar uma partida difícil em um estádio difícil”, disse Kim Sang Sik, técnico do Golden Star Warriors, que agradeceu aos torcedores vietnamitas pelo apoio total.

Na partida decisiva no Estádio Rajamangala, em Bangkok, o Vietnã saiu na frente logo aos oito minutos de jogo, quando o atacante Pham Tuan Hai marcou após um erro da defesa da casa. Porém, 20 minutos depois, também como resultado de um erro da defesa, Benjamin Davis empatou.

Os 33 minutos do segundo tempo marcaram o destino da equipe de Sang Sik, pois uma lesão grave tirou o atacante brasileiro nascido no Vietnã Nguyen Xuan Son, artilheiro e melhor jogador do torneio.

A Tailândia conseguiu assumir a liderança aos 64 minutos do segundo tempo graças a um gol de Suphachok, mas logo depois, aos 75 minutos, foi reduzida a dez homens quando Weerathep foi expulso por dois cartões amarelos.

Um gol contra do zagueiro tailandês Pansa, aos 83 minutos, equilibrou novamente o placar, mas foi somente nos últimos segundos da prorrogação que saiu o gol final, quando o meio de campo Nguyen Hai Long aproveitou a ausência do goleiro tailandês para chutar para o gol de quase metade do campo e selar a tão esperada vitória.

Além do título regional e dos dois prêmios merecidos por Xuan Son, a equipe vietnamita voltará para casa hoje com o prêmio de melhor goleiro do torneio, conquistado por Nguyen Dinh Trieu, que, depois de abandonar o futebol em 2014 “para procurar um emprego melhor”, voltou à seleção nacional quase uma década depois “apenas para me desafiar”, segundo ele mesmo explicou.

jha/mpm/jb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES