O procedimento endoscópico pretendia melhorar a capacidade do paciente de ingerir alimentos e bebidas por via oral, que foi afetada após o tratamento radioterápico para um câncer de esôfago diagnosticado em abril passado.
Pepe, como o chamam seus compatriotas, recebeu alta no dia 29 de dezembro para continuar a recuperação pós-operatória em sua casa em Rincón del Cerro, devido à boa evolução que apresentou então, podendo ingerir líquidos por via oral sem problemas.
Em conferência de imprensa, Pannone destacou então que o ex-presidente se sente “muito mais confortável em casa do que no sanatório”, pelo que estando “estável” foi possível mandá-lo para casa.
O ideal é que o veterano líder político uruguaio continue recebendo alimentos por via oral e que isso aumente, observou o especialista.
Mujica também se alimenta por meio de gastrostomia, procedimento cirúrgico que envolve a colocação de uma sonda de alimentação no estômago por meio de uma incisão no abdômen.
O tubo, também conhecido como tubo G, permite administrar alimentos, medicamentos, soros intravenosos e remover ar e líquidos do estômago. jha/ool/ls