O presidente Taye Atske-Selassie enviou seus melhores desejos para o feriado e desejou que seja repleto de amor e compaixão.
O presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, também parabenizou os etíopes e todos aqueles que celebram essa tradição. “Melkam Genna aos nossos amigos e colegas etíopes e a todos aqueles que celebram o Natal Ortodoxo! Com nossos melhores votos de alegria e bênçãos! #MelkamGenna”, escreveu ele em sua conta de rede social.
Por sua vez, o Cardeal Berhaneyesus Surafel, da Igreja Católica Etíope, enfatizou que, ao celebrarmos o nascimento de Jesus Cristo, devemos ajudar os necessitados e visitar os doentes.
O presidente da Fellowship of Evangelical Churches, Pastor Tsadiqu Abdo, conclamou todos a desempenharem um papel construtivo nos esforços pela paz duradoura no país.
A celebração do Genna começou ontem com vários eventos religiosos, como a Melodia das Miríades na Catedral de Bole Debre-Salem, que atraiu dezenas de milhares de cristãos ortodoxos.
Participaram o patriarca da Igreja Ortodoxa Etíope Tewahedo, Sua Santidade Abune Matias, o arcebispo da Diocese de Adis Abeba, Sua Eminência Abune Henok, juntamente com outros líderes religiosos.
A celebração incluiu canções e orações em homenagem à natividade de Jesus Cristo em Belém.
No caso da cidade de Lalibela, na região de Amhara, onde estão localizadas as igrejas escavadas na rocha, espera-se que mais de 1,5 milhão de pessoas as visitem durante o dia, motivadas por rituais religiosos.
O vice-prefeito Wondmu Wodaj disse que, como de costume, os visitantes chegam em grande número a pé, de carro e de avião. Nos seis portões da cidade, seus pés são lavados por jovens residentes que também oferecem comida e bebida de graça, disse ele.
Ele garantiu que hotéis, guias turísticos, centros de saúde, equipe de apoio, gerentes de propriedades e outros prestadores de serviços estão prontos para atender aos turistas.
lam/nmr/jb