De acordo com a agência de notícias estatal ACNC hoje, o teste faz parte do desenvolvimento de capacidades para aumentar a eficácia do sistema de dissuasão da guerra nuclear contra potenciais rivais no contexto do ambiente de segurança regional em mudança.
O comandante supremo do Exército Popular Coreano afirmou que poucos países no mundo possuem um sistema de armas deste tipo, capaz de desferir um golpe sério ao inimigo rompendo qualquer barreira defensiva densa, e destacou que o seu objetivo é a autodefesa.
Este lançamento mostra que a RPDC está totalmente disposta a utilizar quaisquer meios para defender os seus interesses legítimos, sublinhou Kim.
O teste, realizado a partir de um campo de tiro localizado nos subúrbios de Pyongyang, foi confiado à Direção-Geral de Mísseis e dirigido pelo responsável daquela entidade, Jang Chang Ha.
Sem perigo para os Estados vizinhos, o míssil atingiu com precisão um alvo definido em águas internacionais a 1.500 quilómetros de distância, depois de percorrer a órbita de voo a uma velocidade 12 vezes mais rápida que a do som, indicou a ACNC.
mem/asg/bj