Em um dos jardins botânicos de Havana, transformado em espaço científico-cultural, os expedicionários trocarão histórias sobre suas viagens aos cantos mais remotos do mundo, bem como suas impressões sobre as culturas de diferentes países e sua natureza.
O principal objetivo desta iniciativa é enfatizar o papel do oceano como elo entre pessoas, culturas e países.
O projeto começou sua jornada em novembro passado em Tenerife e, após uma viagem transatlântica de 20 dias, chegou ao Caribe em Santa Lúcia, a bordo do Atlantic Race Cruising.
Em Cuba, ancorou na província central de Cienfuegos em 21 de dezembro e, após sua estadia nas Grandes Antilhas, continuará sua viagem pelo Caribe e América Latina antes de cruzar o Canal do Panamá em março.
Fundado em 2021, o Five Oceans Club é formado por uma comunidade de pessoas que amam os mares e oceanos, que os exploram e ajudam a ciência a estudar os problemas desses ecossistemas no mundo.
Sua estadia em Cuba conta com o apoio da Casa Russa do Escritório do Historiador de Havana, da Embaixada da Rússia nesta capital, da Agência Cubana do Meio Ambiente, entre outras organizações.
jha/alba/bj