Nemésio, ex-primeira base da seleção nicaraguense de beisebol, disse à Prensa Latina que a série será um torneio muito competitivo, pois estarão presentes países com longa trajetória no esporte de bolas e strike-outs, como Cuba, Colômbia, Panamá e o país anfitrião.
“Nos sentimos superincluídos e felizes por sermos a primeira sede e teremos a oportunidade de utilizar novos estádios como o Roberto Clemente em Masaya, o Rigoberto López Pérez em León e o Soberanía em Manágua, para sediar esta série que acredito que ”vai demorar muito tempo”, disse ele.
Segundo o vice-presidente da Associação de Beisebol das Américas (ABAM), a ideia do campeonato visa organizar um evento que permita o desenvolvimento deste esporte.
“Sabemos que a Caribbean Series existe, mas apenas quatro equipes vão lá e quando decidem convidá-las; mas Panamá, Nicarágua, Colômbia, Cuba, Argentina, Curaçao e outros que estão interessados em participar precisam ter um lugar para ir para realizar um campeonato internacional”, enfatizou.
O presidente da Feniba comentou que essa ideia também foi muito bem recebida pela Confederação Mundial de Beisebol e Softbol, e “estamos conversando com eles para unir forças com essa liga de times campeões”.
“Seleções como Cuba, que tem muita qualidade e experiência, Curaçao, um país que vem se desenvolvendo muito forte no beisebol, Colômbia também, Panamá, sabemos da qualidade que tem, e a Argentina vem com uma equipe que está indo para fazer muito barulho”, enfatizou.
No caso dos anfitriões, cujo treinador (Sandor Guido) foi anunciado na véspera, Porras disse a esta agência que eles usarão os melhores talentos nacionais que tiverem disponíveis.
“Agradeço mais uma vez à federação por me dar a oportunidade de liderar a seleção, algo que nos enche de orgulho (…) já estamos classificados para o clássico do Panamá, estamos tentando estruturar a melhor equipe possível”, disse. Guido em entrevista coletiva no Estádio Nacional da Soberania.
Segundo ele, durante a Série América, duas partidas diárias serão disputadas em Manágua e uma terceira será alternada entre as cidades de León e Masaya.
Ele explicou que atualmente estão trabalhando para colaborar com as necessidades logísticas de cada equipe, especialmente questões de visto, mencionando também as transmissões televisivas do evento esportivo, que ficarão a cargo do Canal 13 Viva Nicarágua.
“Este é basicamente um primeiro campeonato bastante simples com seis equipes. Estávamos pensando em oito para fazer dois grupos, mas com esses seis primeiros será um bom começo e isso certamente se multiplicará rapidamente”, comentou.
A primeira Série de Beisebol das Américas será inaugurada com o confronto entre as equipes de Cuba e Nicarágua, no Estádio Soberania Nacional, na capital.
Os Leñadores de Las Tunas, atuais campeões nacionais de beisebol da nação caribenha, enfrentarão o Panamá no dia 25 jane depois jogarão contra Curaçao (26); Colômbia (27) e Argentina (28), de acordo com o calendário do torneio.
rmv/vba/bj