As tropas russas do grupo do Centro colocaram Shevchenko sob controle depois de eliminar 550 pessoas uniformizadas em um dia, além de destruir quatro veículos blindados e um número igual de peças de artilharia, informou o Ministério da Defesa.
Ao mesmo tempo, na província de Kursk, onde o exército ucraniano realizou incursões no verão passado, o grupo do Norte aniquilou 240 soldados ucranianos em um dia, elevando o número total de baixas causadas à Ucrânia desde o início do contra-ataque russo para 50 mil 840.
As forças ucranianas também perderam 296 tanques, 224 tanques BMP, 161 veículos de transporte blindados, 353 peças de artilharia e 44 rampas de lançamento, incluindo sistemas Himars dos EUA.
O governo da província russa de Tambov relatou um ataque de drones ucranianos a um prédio residencial na cidade de Katovosk, ferindo sete pessoas.
A ação foi considerada terrorismo pelo Comitê Investigativo da Rússia, que abriu um processo criminal contra o exército ucraniano, informou a televisão da capital.
Em 24 horas, as forças antiaéreas russas abateram 85 drones ucranianos em várias regiões do território do país, incluindo 31 na área do Mar Negro, informou um comunicado do Ministério da Defesa.
As forças armadas russas lançaram uma ofensiva de guerra em 24 de fevereiro de 2022 sob as ordens do presidente Vladimir Putin para proteger a população revoltada de Donetsk e da república autoproclamada de Luhansk, que denunciou oito anos de genocídio por Kiev.
Os EUA reconheceram que, desde o início do conflito em 2022, os EUA e outros aliados ocidentais forneceram a Kiev mais de US$ 130 bilhões em armas, incluindo armas de longo alcance, como os sistemas Atacms dos EUA e Storm Shadow britânico.
arc/to/glmv