Não houve casos relatados ou confirmados de HMPV nas Bahamas até agora, em meio a preocupações sobre um surto na Ásia.
Nas últimas semanas, vários países do Hemisfério Oriental relataram um aumento da doença.
“O vírus foi descoberto em 2001 e seus sintomas são muito semelhantes aos da gripe, em particular uma infecção leve do trato respiratório superior”, disse o jornal digital The Nassau Guardian.
Os sintomas incluem tosse, febre e congestão nasal, e os casos tendem a aumentar durante o inverno e a primavera, pois o vírus se desenvolve melhor no frio.
Autoridades de saúde dizem que o HMPV não representa o mesmo risco que a Covid-19, e a Organização Mundial da Saúde disse que o surto atual não é extraordinário.
“Como acontece com todos os vírus respiratórios, a redução da transmissão e da disseminação pode ser minimizada pela prática contínua de boa higiene, incluindo lavagem das mãos e desinfecção.
As pessoas também devem manter distância umas das outras em espaços públicos, ficar longe de outras pessoas se não estiverem se sentindo bem e usar máscara durante esta temporada de resfriados e gripes.
De acordo com o ministério, as vacinas contra a gripe sazonal estão disponíveis em todas as clínicas de saúde pública do país caribenho.
mem/joe/bj