Segundo o deputado Ernesto Cedeño, do Movimento Otro Camino, durante a sessão serão apresentadas sugestões de mudanças na governança desta entidade pública e nas atribuições de seu conselho de administração.
Os independentes da coalizão Vamos também apresentarão suas propostas, assim como os partidos panamenhos e governistas, Realizing Goals (RM).
Para o economista Juan Jované, é preciso ficar atento, pois os deputados governistas tentam impor o modelo neoliberal e privatista na nova lei da previdência social.
O especialista alertou que esse é o objetivo da iniciativa de elevação gradual da idade de aposentadoria (três anos) apresentada pela RM.
Segundo Jované, essa posição, que conta com o apoio do Executivo e do setor empresarial privado, também parece encontrar aprovação de alguns deputados independentes.
O ex-diretor do CSS especificou que o objetivo é aumentar a idade de aposentadoria em um ano em 2032 e depois introduzir uma idade adicional em 2034 e outra em 2036.
A iniciativa, disse ele, representa um impacto negativo para os trabalhadores mais jovens, bem como para as gerações futuras.
Além disso, afirmou que se trata de um ajustamento enganoso que afectaria o montante das pensões de quem transitasse do subsistema solidário (benefício definido) e do subsistema misto para o subsistema de contas individuais puras, conforme determina o artigo 125.º daquela iniciativa. , ele acrescentou.
Para Jované, a suposta escalada é uma simples farsa — em referência à tese de que visa dar aos mais jovens “tempo para se planejarem sob as novas regras — já que traria uma redução de até 30% no valor das aposentadorias.
Organizações sociais que integram a aliança Pueblo Unido pela Vida também anunciaram novas mobilizações a partir desta segunda-feira nas proximidades do Parlamento para exigir que a norma seja retirada, por considerá-la prejudicial aos trabalhadores e suas famílias.
Um dos porta-vozes desses grupos e atual secretário-geral do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Construção, Saúl Méndez, alertou que o povo organizado nas ruas não permitirá que os fundos do CSS sejam roubados para enriquecer os bancos e as seguradoras.
mem/ga/bj