Segundo fontes oficiais, o encontro, um mecanismo bilateral que visa fortalecer os laços comerciais e de investimentos, permitiu a análise de questões de acesso mútuo ao mercado, direitos de propriedade intelectual e tarifas.
A pauta da reunião incluiu discussões sobre a revisão de tratados de trânsito e comércio, propostas de emendas aos acordos existentes, harmonização de padrões e desenvolvimento sincronizado de infraestrutura comercial, incluindo a eletrificação da linha ferroviária Raxaul-Birgunj.
Liderado pelo Secretário do Departamento de Comércio, Sunil Barthwal, o lado indiano informou que o pedido do Nepal para fornecimento de 200 mil toneladas de trigo foi aceito.
Enquanto isso, a delegação nepalesa, liderada pelo Secretário do Ministério da Indústria, Comércio e Abastecimento, Gobinda Bahadur Karkee, expressou sua gratidão aos seus colegas pelo apoio contínuo para garantir o fornecimento de produtos essenciais à sua população.
Além disso, o tipo de veículos de carga permitidos na rota Kakarbhitta (Nepal)-Banglabandha (Bangladesh) via Phulbari (Índia) foi acordado de acordo com as regras atuais do Ministério de Transporte Rodoviário e Rodovias.
Além disso, a inclusão de vários tipos de sementes e extratos na Ordem de Quarentena de Plantas da Índia.
A delegação nepalesa expressou sua disposição de revisar a documentação sobre a reclassificação de produtos, enquanto o lado indiano destacou os problemas enfrentados pelas exportações de leite para seu país vizinho.
A reunião também abordou positivamente iniciativas bilaterais destinadas a fortalecer a conectividade transfronteiriça contínua, inclusive por meio da construção de novos postos de controle integrados e ligações ferroviárias.
Ambos os lados expressaram seu compromisso de impulsionar a conectividade bilateral e concordaram em formar um Grupo de Trabalho Conjunto para discutir outras questões relacionadas.
jcm/lrd/bj