Nesta terça-feira, a agência das Nações Unidas sediará o diálogo “Protegendo nosso oceano: fomentando ações para promover o desenvolvimento sustentável”, com a participação de especialistas locais e internacionais.
Durante o encontro, será analisado o papel do Chile na proteção deste importante recurso natural, como a assinatura do Acordo sobre Diversidade Biológica de Áreas Além da Jurisdição Nacional.
Este é um acordo global para preservar 30% das águas internacionais, e a cidade de Valparaíso é proposta como sede oficial.
A chamada economia azul, a conservação marinha e a cultura oceânica também serão discutidas.
Em comunicado, a UNESCO também anunciou o evento intitulado Moldando o Futuro: Como a Inteligência Artificial pode ser uma força de transformação educacional na América Latina e no Caribe?
O fórum acontecerá na quarta-feira e abordará tópicos como personalização da aprendizagem, redução de desigualdades digitais e treinamento de professores no uso de ferramentas baseadas em tecnologias de IA.
Com a participação de especialistas, professores e jovens, o diálogo buscará identificar exemplos bem-sucedidos de aplicações éticas da Inteligência Artificial no campo educacional.
A Diretora do Escritório Regional da UNESCO, Esther Kuisch Laroche, destacou a importância desses eventos para o desenvolvimento sustentável, incluindo a estrutura ética da IA, que já tem um impacto profundo nessa área.
O Congresso do Futuro é uma plataforma gratuita de divulgação de ciência, tecnologia, arte e conhecimento que acontece no Chile desde 2011. A edição atual tem como tema central: Que tipo de humanidade queremos ser?
Nas sessões de hoje, vários especialistas darão palestras sobre o poder da informação na tomada de decisões globais, o impacto do ambiente no cérebro e no pensamento crítico da criança, realidade e redes sociais.
mem/car/eam/ls