O Vietnã está se tornando um dos principais centros de produção e exportação de frutas e vegetais da região, disse o secretário-geral da Associação Indochinesa de Frutas e Vegetais (Vinafruit), Dang Phuc Nguyen, que elogiou os resultados do setor no ano passado.
Em 2024, as vendas externas desta área atingiram a cifra inédita de 7,2 bilhões de dólares, um aumento de 27% em relação ao ano anterior, disse o executivo e destacou em especial a contribuição do durião, cujas exportações foram estimadas em 3,3 bilhões de dólares.
As bananas frescas também fizeram grande progresso, gerando US$ 380 milhões em receita e registrando um crescimento de 30 pontos percentuais, ultrapassando fortes concorrentes como Filipinas e Equador no importante mercado chinês.
Referindo-se às projeções para o ano atual, o Secretário-Geral da Vinafruit disse que “muitos sinais positivos do mercado internacional estão abrindo grandes oportunidades para a indústria de frutas e vegetais”.
Ele alertou, no entanto, que para atingir a meta de exportação de US$ 8 bilhões, a indústria deve se concentrar na produção verde e no desenvolvimento sustentável.
A demanda por produtos agrícolas de alta qualidade que atendam aos padrões ecológicos e de segurança alimentar, e a chamada economia circular, está aumentando, especialmente em grandes mercados, enfatizou Phuc Nguyen.
Os principais importadores de frutas e vegetais vietnamitas são China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Tailândia e Japão.
lam/mpm/bj