16 de January de 2025
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Bolívia aguarda promulgação da Lei de Distribuição de Assentos

Bolívia aguarda promulgação da Lei de Distribuição de Assentos

La Paz, 16 de jan (Prensa Latina) Após sua aprovação por mais de dois terços do plenário da Câmara de Senadores, a Bolívia aguarda hoje a promulgação da Lei de Distribuição de Assentos Parlamentares de acordo com o censo populacional de março de 2024.

Segundo estes dados, o departamento de Santa Cruz aumenta a sua presença na Assembleia Legislativa Plurinacional (ALP) com uma deputação, enquanto Chuquisaca diminui no mesmo número.

“Tendo sido aprovada nas suas duas sessões, ampla e detalhadamente, sendo o Senado a câmara de revisão, esta lei sancionada e remetida ao Poder Executivo para efeitos constitucionais de promulgação”, disse o presidente do Senado, Andrónico Rodríguez, após um debate de quase quatro horas.

O projeto de regulamento foi aprovado no dia 10 de janeiro pelo plenário dos Deputados, e tratado esta quarta-feira com dispensa do procedimento graças ao apoio de 20 dos 31 senadores presentes.

Os legisladores de Chuquisaca, incluindo o senador Santiago Ticona, que está em greve há 72 horas contra a norma, opuseram-se sem sucesso e exigiram que fosse repassada à respectiva comissão para tratamento.

Elaborada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com base no Censo Demográfico e Habitacional de março de 2024, a lei estabelece que o departamento de Santa Cruz passará de 28 para 29 cadeiras de Deputado; enquanto Chuquisaca diminuirá de 10 para nove.

Os demais departamentos não sofreram modificações: La Paz mantém 29, Cochabamba 19; Potosí 13, Oruro 09 igual a Tarija; Beni 08 e Pando 05.

O TSE solicitou a aprovação e promulgação da norma até 15 de janeiro como “data fatal” para que com o tempo estabelecido os técnicos do TSE possam elaborar o mapa eleitoral que será utilizado nas eleições gerais de 10 de agosto do corrente ano.

Como compensação pela perda da cadeira legislativa e pelo correspondente impacto económico em Chuquisaca, o governo nacional comprometeu-se a executar projetos de infraestruturas, obras de irrigação, o parque tecnológico e o aproveitamento hidroelétrico El Carrizal sem contrapartida municipal naquele território.

O presidente Luis Arce realizou a análise dos compromissos na Casa Grande del Pueblo (sede do governo) com uma delegação multissetorial formada por prefeitos, deputados e empresários de Chuquisa.

Considerando que 17 dos 28 municípios de Chuquisaca viram as suas receitas reduzidas devido à partilha de impostos, o Executivo nacional também se comprometeu a executar projetos de irrigação com zero contrapartes dos governos municipais.

Nas últimas três décadas, informou, o departamento de Chuquisaca perdeu quatro cadeiras, razão pela qual os seus representantes explicaram ao presidente a urgência de procurar um equilíbrio no desenvolvimento das regiões.

ro/jpm / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES