“Chegamos ao México nesta quarta-feira para participar, representando #Cuba, do Encontro sobre Mobilidade Humana na Rota Norte do Continente: ‘Rumo a uma gestão ordenada, segura, regular, responsável e humana’, que será realizado entre “ontem” e “terça-feira”, em 16 e 17 de janeiro”, disse o funcionário no X.
Segundo Rodriguez, o objetivo deste encontro é “promover uma visão e uma ação articulada sobre os processos de mobilidade humana na Rota Norte, a fim de fortalecer mecanismos de coordenação e cooperação para abordar o fenômeno migratório desde suas causas estruturais”.
Uma nota do Ministério das Relações Exteriores da ilha afirma que nesta ocasião Cuba reafirmará seu compromisso com a migração regular, segura e ordenada.
Também defenderá a cooperação bilateral e multilateral nesta área, com base no respeito aos propósitos e princípios da Carta das Nações Unidas e do direito internacional.
A delegação também é composta pelos diretores-gerais de Assuntos Consulares e de Residentes Cubanos no Exterior e da América Latina e Caribe da Chancelaria cubana, Ana Teresita González e Eugenio Martínez, respectivamente.
ro/o/bj