Um comunicado divulgado pela organização indica que a delegação que participará do evento, convocado pelo Projeto José Martí para a Solidariedade Internacional, será chefiada por seu presidente, o professor Luca Bondi, e entre seus membros está Irene Abra, atual embaixadora europeia, o clima da Igreja Metodista.
No texto, Semillas de Paz destaca que este encontro mundial acontecerá em Havana no marco da comemoração, em 28 de janeiro, do 130º aniversário da morte em combate do independentista cubano José Martí, grande pensador universal cujo trabalho, profundamente humanístico, continua extraordinariamente atual.
Ele ressalta que o pensamento de Martí, em torno do qual se concentra o debate, estimula esforços em prol do desenvolvimento sustentável, da justiça social, da eliminação da pobreza, do acesso à saúde, à educação e à cultura, e da cooperação internacional, do multilateralismo, do respeito aos direitos dos outros, diálogo e paz.
Este é um importante espaço acadêmico, onde participarão cientistas de diversas áreas do conhecimento, professores, pesquisadores, ativistas sociais e intelectuais, que independentemente de sua origem, cultura, posição política ou crença religiosa, se reunirão para refletir sobre os principais problemas contemporâneos. Entre os propósitos destes debates está a definição de objetivos comuns que permitam a unidade de ação global, bem como a sensibilização da opinião pública internacional, para semear ideias sobre a luta por um mundo melhor, mais justo e pacífico, que permitam olhar para o futuro com esperança.
“Todas as árvores da terra acabarão se reunindo em uma só, que exalará um aroma muito doce na eternidade: a árvore do amor, com ramos tão robustos e abundantes, que todos os homens se abrigarão em sua sombra, sorrindo e paz!” expressa um pensamento marciano que resume o espírito deste evento, acrescenta a associação italiana nesta nota.
mem/ort/ls