17 de January de 2025
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Independentistas tentarão deter impunidade no Porto Rico

Independentistas tentarão deter impunidade no Porto Rico

San Juan, 17 jan (Prensa Latina) A delegação do Partido da Independência de Porto Rico (PIP) na Assembleia Legislativa apresentou um projeto de lei que, se for convertido em lei, garantirá que não se repitam os abusos de poder em nenhuma agência governamental.

A senadora María de Lourdes Santiago estabeleceu a necessidade de impedir ações arbitrárias como a do secretário de Recursos Naturais e Ambientais (DRNA), Waldemar Quiles Pérez, que menos de oito horas após sua nomeação ordenou o arquivamento de várias reclamações relacionadas à localização ilegal de barracos em La Parguera, em Lajas (sudoeste).

O vice-presidente do PIP disse que isso incluía o corte ilegal de espécies protegidas, como mangues, e a alteração de habitats de espécies vulneráveis para beneficiar os sogros da recém-nomeada governadora Jenniffer González.

“Com a medida, buscamos garantir a interpretação clara da letra da lei que, aparentemente, na opinião do regime de González, não é suficiente para orientá-los no curso da administração da justiça”, disse a senadora do PIP.

Ela disse que a ordem administrativa de Quiles Perez não só constitui uma violação do devido processo legal e da proteção igualitária das leis nos casos em que ele procurou julgar a responsabilidade por atos ilegais contra os recursos naturais, mas também um precedente perigoso para outros órgãos públicos.

“Um Secretário de Justiça pode ordenar o arquivamento de casos de corrupção contra funcionários de partidos do governo a seu bel-prazer, e o chefe do Departamento do Trabalho pode ordenar o arquivamento de reclamações contra empregadores que contribuíram para campanhas políticas?”

O deputado do PIP, Denis Marquez Lebron, acrescentou que “esse projeto de lei que apresentamos é um mecanismo para proteger o devido processo legal em órgãos do governo, conforme exigido pelos reclamantes, que exigem que os casos que eles apresentam sejam julgados em seus méritos”.

O porta-voz do PIP na Câmara dos Deputados enfatizou que, além disso, é uma proteção do interesse público que não pode fugir da responsabilidade de ter os casos decididos em seus méritos.

O presidente suplente do Senado, Adrian Gonzalez Costa, disse que a medida busca garantir a transparência e a objetividade dos processos perante os órgãos governamentais.

“Enquanto a lei for clara, sua letra não ficará ao sabor do despotismo do atual governo, que usou o chefe de uma agência para resolver um caso a favor dos parentes do governador em La Parguera”, disse Gonzalez Costa, juntamente com as deputadas Adriana Gutierrez Colon e Nelie Lebron Robles.

npg/nrm/jb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES