“Um sinal sísmico do tipo tremor tem sido registrado continuamente, o que está associado a um aumento da pressão interna no vulcão. A movimentação dos fluidos tem gerado a emissão de cinzas na atmosfera”, informou a entidade.
Ele acrescentou que moradores das cidades vizinhas de Puracé e Coconuco relatam um forte cheiro de enxofre no ar e também reclamam da queda de cinzas.
Segundo o SGC, no estado de alerta amarelo, o vulcão poderá apresentar pequenas erupções, presença de algumas incandescências, pequenas explosões na cratera, anomalias térmicas de baixa energia, ruídos, sismos sentidos, odores, precipitação de enxofre elementar nas proximidades. para a cratera, entre outras perturbações.
Diante desse contexto, a entidade também recomendou o acompanhamento atento da evolução do fenômeno.
Enquanto isso, o prefeito de Puracé, Jorge Andrade, disse que as emissões causaram a destruição de plantações em quatro distritos e um total de 54 vilas.
“Máscaras faciais já estão sendo distribuídas, já que o ar está contaminado por enxofre e dióxido de carbono. Isso é para evitar problemas pulmonares”, disse ele, conforme citado pela W Radio.
A província de Cauca também informou que a situação e o vulcão estão sendo monitorados constantemente e que há comunicação direta com o SGC e os conselhos municipais de gestão de riscos.
“Ativamos todos os protocolos de emergência para garantir a segurança da nossa comunidade. A rede hospitalar do Cauca foi ativada em hospitais e centros de saúde para lidar com possíveis impactos”, disse a agência em um comunicado.
mem/ifs/ls