21 de January de 2025
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Espanha anuncia criação da Bienal do Clima

Espanha anuncia criação da Bienal do Clima

Madri, 20 jan (Prensa Latina) A Espanha anunciou hoje a criação de uma Bienal do Clima, cuja primeira edição acontecerá na cidade de Avilés e outros territórios das Astúrias, em maio de 2026.

Terá caráter nômade e pretende promover seu modelo em outras cidades espanholas e estrangeiras, segundo o acordo alcançado nesta segunda-feira pelos Ministérios da Cultura, da Transição Ecológica e do Desafio Demográfico, da Habitação e da Agenda Urbana.

O Principado das Astúrias, a Câmara Municipal de Avilés e a Fundação Atelier também são signatários desta iniciativa, unindo-se numa grande aliança para criar a Bienal do Clima, o primeiro evento de arte e clima concebido em Espanha.

Segundo os promotores da ideia, será um espaço de encontro que a cada dois anos propõe usar a cultura e a arte para promover a reflexão, o debate e a ação em processos de transição climática justa.

Ela reformula o modelo tradicional de bienal para promover a produção artística e curatorial sustentável, juntamente com um dispositivo híbrido que atrai públicos diversos, com códigos que vão além da arte contemporânea e das exposições.

Busca também incentivar a pesquisa científica e artística, com residências e projetos artísticos para espaços e infraestruturas públicas.

O protocolo foi assinado por Jordi Martí Grau, Secretário de Estado da Cultura; Hugo Morán, Secretário de Estado do Meio Ambiente; David Lucas Parrón, Secretário de Estado da Habitação; Gimena Llamedo, Vice-Presidente do Principado das Astúrias; Maria Virtudes Monteserin, Prefeita de Avilés; e Leda Stott Harrison, presidente da fundação Atelier itd.

Gimena Llamedo comentou que “um dos grandes desafios dos nossos dias é a luta contra as mudanças climáticas: um desafio tecnológico e econômico, mas também cultural. A voz da arte, da criação ou da cultura é importante, por isso a bienal “It’s um projeto tão bem-sucedido.”

Amanda Masha Caminals, diretora artística da Bienal do Clima, explicou que “estamos projetando uma bienal de código aberto que atrai um público muito diverso, além daqueles especializados em arte contemporânea”.

O negacionismo climático e o descrédito das instituições científicas estão na vanguarda dos mais sensíveis. Para combatê-los e sincronizar mentes e espíritos na atual transição ecológica, é fundamental dar centralidade aos agentes que melhor dominam essa linguagem, e aos artistas, em sua diversidade, acrescentou Caminals.

mem/ft/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES