O assunto foi resultado de uma reunião no fim de semana em Bruxelas, Bélgica, entre o ministro de Comércio e Indústria, Piyush Goyal, e Maroš Ǻefčovič, comissário europeu de Comércio e Segurança Econômica, segundo o organismo comercial indiano.
De acordo com a fonte oficial, o diálogo teve como objetivo estabelecer uma nova estrutura para a agenda estratégica entre a Índia e a União Europeia na área de comércio e investimento.
Nesse sentido, o ministro indiano destacou o compromisso do governo do primeiro-ministro Narendra Modi de transformar a Índia em um país desenvolvido até 2047.
Entre os princípios das relações bilaterais, mencionou trabalhar como um parceiro confiável para desenvolver uma relação econômica que integre o mercado combinado, atualmente estimado em mais de 24 trilhões de dólares.
Além disso, a elaboração de uma agenda comercial significativa que seja justa e equitativa.
Além disso, a abordagem das barreiras tarifárias e não tarifárias por meio da simplificação e da competitividade de custos para o benefício das empresas de ambos os lados, especialmente as pequenas e médias empresas, os agricultores e os pescadores.
Da mesma forma, o funcionário indiano disse que é imperativo estabelecer colaboração para compartilhar melhores práticas, harmonizar padrões e criar processos mútuos.
Ele explicou que é preciso unir forças para desenvolver tecnologias de ponta, garantir cadeias de suprimentos de matérias-primas essenciais e criar cadeias de suprimentos resilientes.
O ministro indiano também mencionou a necessidade de promover a cooperação no comércio e no desenvolvimento sustentável de forma justa.
Por fim, ele considerou fundamental explorar a possibilidade de transformar a Índia em uma ponte viva com a União Europeia para formar uma parceria de crescimento e desenvolvimento mútuos.
Goyal e Ǻefčovič delinearam orientações de políticas para que especialistas de ambos os lados desenvolvam uma agenda mutuamente benéfica para o comércio e o investimento e um forte Acordo de Livre Comércio de maneira rápida para enfrentar os desafios globais.
As duas autoridades também analisaram o progresso do grupo de comércio e investimento do Conselho de Comércio e Tecnologia (TTC) Índia-UE, concordaram em abordar questões herdadas e definiram um roteiro para consultas ministeriais e de alto nível contínuas.
mem/lrd/jb