20 de January de 2025
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Operação realizada para atender situação em Catatumbo na Colômbia

Operação realizada para atender situação em Catatumbo na Colômbia

Bogotá, 20 jan (Prensa Latina) Os militares colombianos estão realizando uma operação gradual para enfrentar a insegurança que atualmente afeta Catatumbo, no nordeste do país, de acordo com o comandante do Exército Nacional, general Luis Emilio Cardozo.

Segundo o responsável, a primeira fase consiste em salvaguardar a população civil na zona onde decorrem há cinco dias combates entre o Exército de Libertação Nacional (ELN) e a Frente 33, grupo residual das extintas Forças Armadas Revolucionárias-Povo. Exército.

Ele disse que é por isso que as tropas estão atualmente realizando tarefas relacionadas à extração de signatários da paz, cujas vidas estão ameaçadas, bem como de suas famílias e defensores dos direitos humanos.

Cardozo informou que essas pessoas são recebidas e alojadas nas bases implantadas no setor de Catatumbo, bem como nas delegacias de polícia, e que dessas instalações são realizadas as operações de saída para os abrigos estabelecidos pela Governadoria e pelas prefeituras. .

Acrescentou ainda que foi reforçado um corredor para a entrada de abastecimentos desde Cúcuta (capital do Norte de Santander) até ao município de Tibú, e que se conseguiu a entrada de caminhões com abastecimento alimentar, graças à forte presença militar disponível para garantir a circulação.

Da mesma forma, destacou: “Reforçamos a segurança nas áreas urbanas, especialmente nas capitais municipais, onde estamos recebendo aquelas pessoas que se deslocam das áreas rurais e distritos, para que possam ter segurança nos seus abrigos e para que as pessoas possam aceder esses sites com segurança.”

Ele também afirmou que já foi iniciada a entrada de tropas de unidades especiais para que, na segunda fase da operação, sejam ocupadas áreas críticas do terreno, áreas e pontos nodais, com o objetivo de restabelecer a segurança nos distritos, onde Ainda há pessoas que permanecem confinadas porque têm medo de sair do lugar onde estão.

O general disse que o Exército conseguiu registrar no máximo cinco confrontos diretos entre os grupos armados em conflito, e que o restante fora assassinatos contra os signatários do acordo de paz e seus familiares.

Os combates entre o ELN e a 33ª Frente começaram em meados da semana passada e, embora os números variem, as autoridades concordam que já há mais de 60 mortos.

Também houve relatos de feridos, sequestros e, pelo menos, cinco mil deslocados, principalmente em direção aos municípios de Cúcuta, Tibú e Ocaña.

Outro grupo de pessoas decidiu deixar o país e viajou para a vizinha Venezuela, mais especificamente para o estado de Zulia.

npg/se/bj

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES