O site fornece informações consolidadas em nível nacional sobre o número total de ocorrências, a superfície atingida pelas chamas e os focos controlados, combatidos ou extintos.
Por exemplo, desde o início da temporada de verão no sul até as primeiras horas de terça-feira, 3.059 incêndios ocorreram em todo o país, reduzindo 19.094 hectares de florestas e pastagens a cinzas.
As regiões mais afetadas por esse tipo de fenômeno são O’Higgins, Santiago Metropolitano, Maule, Ñuble, Valparaíso, Araucanía e Biobío, nessa ordem.
Também mantém uma contagem diária como a registrada no dia anterior, quando havia 78 incêndios no país, dos quais nove estavam sendo combatidos, 35 estavam controlados e 34 estavam completamente extintos.
O site também oferece uma previsão das condições climáticas que podem gerar um evento dessa natureza, o chamado “Botão Vermelho” aqui.
Para que essa condição seja atribuída, é necessário que haja uma probabilidade de ignição maior ou igual a 70% e uma velocidade do vento acima de 20 quilômetros por hora entre as 14 h e 18h59, período de temperaturas máximas.
O acesso à ferramenta é feito através do site www.conaf.cl e lá você deve procurar a seção Incêndios Florestais.
Além de fornecer informações verificáveis e objetivas, esta é uma ferramenta de prevenção muito importante com o objetivo de evitar perdas humanas, ferimentos ou destruição de florestas e infraestrutura, disse a Corporação Florestal Nacional.
lam/car/eam/bj