Silvio Rodríguez revelou a música em seu canal no YouTube, e a cantou com uma dedicatória ao ex-presidente e sua esposa Lucía Topolansky.
“Querido Pepe, esta é a minha saudação de Cuba a você e Lucía, compus estes versos em 2009, quando ouvi você dizer algumas coisas, e há poucos dias terminei-os, motivado pelo telefonema do nosso querido León Gieco. abraço infinito”, diz o cantor e compositor no início do vídeo, relata o El Observador.
O tema retrata o político e lutador uruguaio como figura emblemática da luta por justiça e esperança na América Latina, conforme define o site Caras y Caretas.
A canção, intitulada “Más porvenir”, tem como núcleo a esperança e a capacidade de superar as adversidades, refletindo a essência da vida e da luta de Mujica, afirma o meio de comunicação na sua edição digital.
Em um de seus versos, Rodríguez canta: “Nunca sonhei com vingança nem arrependimentos prolongados. Senti esperança por trás da sombra do vento”.
Estas palavras parecem retratar o espírito do antigo presidente, que ao longo da sua vida defendeu a reconciliação, a austeridade e o amor como princípios essenciais, acredita a publicação.
O título “Mais Futuro” ressoa profundamente a mensagem que Mujica transmitiu ao longo da sua carreira: a vida, apesar das adversidades, pode e deve ser sempre vivida com esperança e amor, acrescenta Caras y Caretas.
E observa que a canção cubana sintetiza este sentimento: “A vida foi passada, mas é mais futura”.
rc/ool / fav