22 de January de 2025
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Críticas a indultos de Trump pelo ataque ao Capitólio dos EUA

Críticas a indultos de Trump pelo ataque ao Capitólio dos EUA

Washington, 22 jan (Prensa Latina) Desrespeito e traição são os epítetos que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está ganhando hoje após anunciar o perdão em massa aos condenados pelo ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021.

Familiares de Brian Sicknick, um policial do Capitólio morto no ataque, disseram em um comunicado que o perdão está “desfazendo a justiça que foi alcançada quando os tribunais condenaram os agressores de Brian”.

Entre os perdoados está o ex-líder do grupo de extrema direita Proud Boys, Enrique Tarrio, libertado na terça-feira de uma prisão onde cumpria 22 anos por conspiração sediciosa.

Os promotores disseram que o ex-chefe dessa organização tinha um plano estratégico de nove páginas para “invadir” prédios governamentais na capital na data mencionada, que coincidiu com a certificação da vitória eleitoral do democrata Joe Biden em 2020 durante uma sessão conjunta do Congresso.

Tarrio também se envolveu em retórica violenta em mensagens com outros membros dos Proud Boys, nas quais falava sobre o que eles fariam se a vitória de Biden fosse confirmada.

Stewart Rhodes, líder do grupo supremacista branco e de extrema direita Oath Keepers, também foi libertado da prisão no dia anterior, após cumprir uma pena de 18 anos.

Um juiz federal condenou Rhodes em maio de 2023, após ele ser considerado culpado de conspiração sediciosa, e a investigação descobriu que os Oath Keepers armazenaram armas em um hotel em Washington, D.C., e organizaram o ataque.

“Isso foi um monte de bobagens”, disse Rhodes à ABC News logo após sua libertação, repetindo a mesma coisa que os havia animado quatro anos antes: “Acho que a eleição de 2020 foi inconstitucional. Ela violou as leis eleitorais estaduais.”

O ex-diretor do FBI Christopher Wray (que renunciou antes de Trump assumir o cargo novamente) chamou os Proud Boys e os Oath Keepers de grupos extremistas domésticos.

“Sem dúvida, o ataque ao Capitólio envolveu extremistas violentos”, disse Wray durante seu depoimento em março de 2021 perante o Comitê Judiciário do Senado.

Das quase 1.600 pessoas que enfrentam acusações associadas ao ataque ao Capitólio, de acordo com números divulgados pelo Ministério Público dos EUA, pelo menos 608 foram acusadas de agredir, resistir ou interferir na ação policial que tentava proteger o complexo do Capitólio.

Os eventos sem precedentes deixaram cinco mortos e mais de 140 policiais feridos, mas Trump descreveu o dia como um dia de “amor e paz” durante sua campanha presidencial.

Trump perdoou cerca de 1.500 pessoas que invadiram violentamente o Capitólio federal em cumprimento à sua promessa eleitoral: “perdoar todos os reféns J6 desde o primeiro dia”.

oda/dfm/bj

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES