Será o início da festa popular mais importante do Uruguai e em particular desta cidade, onde a partir de amanhã começarão as apresentações artísticas e culturais na maioria dos palcos implantados nos bairros de Montevidéu.
O desfile inaugural viajará da Praça Independência até a Praça Cagancha, onde foram instalados camarotes e arquibancadas para o público, mediante pagamento entre cinco e 13 dólares ao câmbio atual.
Para a paragem desta quinta-feira entre os 42 grupos oficiais participantes, abrirá a trupe La Sara e fechará a murga Sorda de un Oído, já por volta da uma da manhã de sexta-feira.
Para que a festa não vacile, amanhã acontecerá o desfile das escolas de samba, no dia 18 de julho.
O concurso oficial será transmitido na segunda-feira no Teatro de Verão ao vivo no canal VTV a partir das 23h e diversas rádios farão isso desde o início.
Um dos destaques, o Desfile das Llamadas, será em fevereiro, com a explosão do candombe e o desfile de grupos ao ritmo de tambores pelo bairro de Palermo.
O carnaval de Montevidéu se estende até março e os operadores turísticos exigem que o reinício das aulas previsto para o dia 5 daquele mês seja adiado em benefício da atual temporada turística de verão e da festa carnavalesca.
jcm/ool / fav