23 de January de 2025
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Exercício estratégico Escudo Bolivariano 2025 termina na Venezuela

Exercício estratégico Escudo Bolivariano 2025 termina na Venezuela

Caracas, 23 jan (Prensa Latina) O Exercício Escudo Bolivariano 2025 conclui hoje na Venezuela com a continuação do destacamento por todo o país de milhares de militares e meios de combate navais, aéreos e terrestres.

Ontem, o Presidente da República e Comandante em Chefe, Nicolás Maduro, desde o Forte Tiuna, em Caracas, liderou com o alto-comando das Forças Armadas Nacionais Bolivarianas (FANB) as manobras, nas quais se realizaram todas as operações de Defesa Integral Territorial Órgãos de Administração.

Elas abrangem os 24 estados, os 335 municípios e mais de mil paróquias e comunas de todo o país.

Como parte da estrutura de defesa, foi lançada a Operação Mercúrio para auxiliar as centenas de deslocados colombianos que cruzaram a fronteira para o estado de Zulia e na qual participaram cerca de 700 membros da FANB, forças policiais, Proteção Civil e Bombeiros.

As ações do primeiro dia foram lideradas pelo Ministro do Interior, Justiça e Paz, Diosdado Cabello, de Catatumbo, Zulia (noroeste), que recebeu a ordem do Comandante em Chefe de mobilizar todas as forças para garantir a “paz perpétua no fronteira”.

Imagens transmitidas pela Venezolana de Televisión mostraram o alto funcionário dialogando com mulheres e crianças que foram recebidas em território venezuelano, onde receberam ajuda material e humanitária.

Ontem à noite, em seu programa Con el Mazo Dando, Cabello disse que há médicos, paramédicos, enfermeiros e equipe de recreação no local, além de receberem comida.

Ontem, Maduro ordenou que todo o apoio fosse prestado à população que foi deslocada para a Venezuela pela guerra na Colômbia.

O ministro da Defesa venezuelano, Vladimir Padrino, disse em uma mensagem em sua conta do Instagram que aqueles que pedem intervenção contra a Venezuela “serão recebidos com uma resposta retumbante”.

Aos que pedem intervenção na Venezuela ou além de suas fronteiras, “receberão uma resposta bolivariana, de dignidade, porque a FANB está disposta a defender nossa integridade territorial, soberania, liberdade, democracia e Constituição”, reafirmou.

No audiovisual que acompanha o texto, o Vice-Presidente do Sector da Soberania, Segurança e Paz, em visita de supervisão a unidades militares, destacou que no exercício estratégico nacional se propõem atingir um nível superior para conseguir a sincronização e a interoperabilidade de todas as unidades sistemas de armas.

“A vitória sempre será a paz na Venezuela. Exercício Escudo Bolivariano 2025, em andamento!”, disse ele.

jha/jcd/bj

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES