As negociações entre delegações de alto nível dos dois países ocorrerão na capital chinesa nos dias 26 e 27 de janeiro, em uma reunião de ministros e vice-ministros das Relações Exteriores, informou o Ministério das Relações Exteriores em um breve comunicado. A retomada desse mecanismo bilateral decorre do acordo alcançado em nível de liderança para discutir os próximos passos das relações entre os dois países, inclusive nas esferas política, econômica e interpessoal, segundo a fonte diplomática.
A próxima reunião para dar continuidade ao processo relacionado às suas relações bilaterais foi precedida pela vigésima terceira reunião de representantes especiais que ocorreu em Beijing em 18 de dezembro de 2024, com a participação do Conselheiro de Segurança Nacional Arjit Doval e seu homólogo chinês nessas questões, Ministro das Relações Exteriores Wang Yi.
Durante a reunião, as autoridades discutiram a gestão da paz e da tranquilidade nas áreas de fronteira e também exploraram uma solução justa, razoável e mutuamente aceitável para o problema mencionado, enfatizou o Ministério das Relações Exteriores na época.
Ambas as reuniões fizeram parte dos arranjos feitos pelo Primeiro Ministro Narendra Modi e pelo Presidente Xi Jinping durante suas conversas bilaterais em Kazan, Rússia, antes de sua participação na Cúpula do BRICS em outubro do ano passado.
A reunião ocorreu após o anúncio de um acordo entre os dois países para patrulhar sua fronteira comum como um passo importante para o restabelecimento dos laços bilaterais.
npg/lrd/ls