De acordo com Andrew Meijers, oceanógrafo físico do British Antarctic Survey, o iceberg está atualmente em uma curva da corrente e não está se movendo diretamente em direção à ilha; Mas nosso conhecimento das correntes sugere que é provável que ele se mova novamente em direção à ilha em breve.
A área da superfície do iceberg é de 3.672 quilômetros quadrados, de acordo com medições feitas em agosto, um pouco maior que Rhode Island e mais que o dobro do tamanho de Londres.
O A23a tem sido cuidadosamente monitorado por cientistas desde que se separou da plataforma de gelo Filchner-Ronne em 1986.
Segundo estimativas de centros de monitoramento científico, ele permaneceu no fundo do Mar de Weddell, na Antártida, por mais de 30 anos, provavelmente até encolher o suficiente para liberar o leito marinho.
Após esse processo, o iceberg foi arrastado pelas correntes oceânicas antes de ser novamente capturado por um redemoinho de água causado pela colisão das correntes oceânicas com uma montanha submarina.
Cientistas do British Antarctic Survey explicaram que ele se soltou em dezembro passado e esperavam que ele continuasse à deriva nas correntes oceânicas em direção a águas mais quentes, então eles esperam que o iceberg provavelmente se quebre e derreta quando chegar à remota ilha da Geórgia do sul.
mem/cdg/ls