24 de January de 2025
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Mais de 77.000 menores denunciados como vítimas de abuso na Itália

Mais de 77.000 menores denunciados como vítimas de abuso na Itália

Roma, 24 jan (Prensa Latina) Os serviços sociais da Itália estão atualmente cuidando de 401.766 menores vulneráveis, dos quais 77.493 são vítimas de abuso, segundo um relatório divulgado hoje.

Uma investigação da Autoridade de Proteção da Criança e do Adolescente (AGIA), realizada em conjunto com a organização internacional de direitos humanos Terres des Hommes e o Hospital Universitário de Pádua, na região norte do Vêneto, mostra a gravidade deste fenômeno e propõe ações para resolva isso.

A análise, publicada no site digital da publicação especializada Sanitá Informazione, destaca a importância de investir em uma ampla formação sobre esse problema, já que, segundo a pesquisa realizada, 57,6% dos médicos e psicólogos italianos carecem de preparação adequada nesses temas.

No estudo, que também contou com a participação da Coordenação Italiana de Serviços contra Abusos e Maus-Tratos Infantis (Cismai), 97,8% dos entrevistados rejeitaram a ideia de que o atendimento aos abusos deve ser responsabilidade exclusiva de psicólogos e assistentes sociais.

91,9% dos especialistas acreditam que as expressões de abuso infantil na Itália devem ser reconhecidas como tópicos de interesse médico, incluindo casos de abuso físico, sexual e psicoemocional, bem como exploração, assédio online e tráfico de crianças.

Também está incluída a chamada violência testemunhada, seja física, verbal, psicológica, sexual e econômica, contra figuras parentais ou outras pessoas próximas às crianças.

Além do Hospital Universitário (AOU) de Pádua, participaram deste projeto o Hospital Meyer de Florença, o Hospital Santobono de Nápoles e a Policlínica Giovanni XXIII de Bari, afirma a nota.

Melissa Rosa Rizzotto, especialista da AOU de Pádua responsável por este trabalho, declarou ao anunciar seus resultados que “abordar a questão da violência e do abuso em todas as fases da vida, e em particular na infância, requer uma profunda mudança cultural e o hospital pode desempenhar um papel fundamental.”

“O desafio é desenvolver experiências clínicas e percursos estruturados baseados em evidências científicas e formular diagnósticos cada vez mais precoces e precisos, úteis para o desenvolvimento de ações eficazes de prevenção”, acrescentou Rizzotto.

mem/ort/bj

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES