O timoneiro da equipe antilhana Leñadores de Las Tunas, Abeicy Pantoja, anunciou o veterano Yoannis Yera para assumir o bastão no Estádio Nacional Soberania, e o gerente da equipe local, Sandor Guido, nomeou o americano Cole Cook.
Yera, reforço do Cocodrilos de Matanzas, campeão da II Liga de Elite do Beisebol Cubano, é um arremessador de 35 anos com experiência em 15 Séries Nacionais, onde tem um recorde de 115 vitórias com apenas 56 derrotas e uma eficácia de 3,22 corridas limpas permitidas por nove entradas.
Considerado um dos melhores arremessadores atuais da ilha, ele foi membro de várias seleções cubanas em torneios internacionais, como o World Classics e a Caribbean Series, onde conquistou o título com os Vegueros de Pinar del Río em 2015.
Nas ligas de inverno do Caribe, ele também deixou sua marca, especialmente no México, onde assinou um jogo sem permitir uma rebatida ou corrida em 2022 com os Olmecas de Tabasco.
Por sua vez, Cook, 27 anos, chega a esse evento com o sangue quente, depois de ser eleito o Jogador Mais Valioso da final da Liga Profissional da Nicarágua, defendendo as cores do campeão Leones de León.
Nos playoffs, ele teve uma vitória sem contratempos, quase não cedeu uma corrida em 12 capítulos e deixou uma dúzia de adversários com a carabina nos ombros.
A vitória dos anfitriões se destacou em ligas independentes, como a Pioneer League, a American Association e a Frontier League, e como estudante em 2019, ele registrou o segundo melhor ERA da história de sua equipe na Bradley University.
Antes dessa partida, marcada para as 19:00 horário local, as equipes Águilas Metropolitanas (Panamá) e Club Daom (Argentina) se enfrentarão no mesmo local às 14:00.
As equipes do Goats (Curaçao) e do Caimanes de Barranquilla (Colômbia) não poderão jogar nesta sexta-feira devido a atrasos nos voos, de acordo com a Associação de Beisebol das Américas, o que obrigou a marcar o jogo para segunda-feira, dia 27, onde terão que jogar uma partida dupla.
npg/blc/jb