Segundo internautas, poucas horas depois de Donald Trump tomar posse como 47º presidente dos Estados Unidos, eles viram diversas postagens de membros do governo em seus feeds.
A grande maioria dos usuários disse nunca ter seguido as contas de Trump nem as páginas do presidente no Facebook.
O fenômeno também atingiu o X e o TikTok, plataformas nas quais muitos usuários denunciam justamente esse fato.
Diante desse fenômeno, Andy Stone, diretor de comunicação do conglomerado tecnológico Meta, que agrupa Facebook, Instagram e WhatsApp, negou totalmente que a empresa esteja obrigando seus usuários a seguir automaticamente Donald Trump ou Vance.
Stone disse que “as contas oficiais da Casa Branca foram transferidas para o novo governo de Donald Trump”.
Em resposta às reclamações sobre a impossibilidade de deixar de seguir contas do governo, Stone alertou que o processo “poderia levar mais tempo do que o normal enquanto a transição é concluída”.
“Qualquer usuário que já seguisse o ex-presidente Joe Biden, a primeira-dama Jill Biden ou a ex-vice-presidente Kamala Harris simplesmente teria a mesma conta, mas nas mãos de seus colegas republicanos”, explicou o representante do Meta.
Essas contas são gerenciadas pela Casa Branca e é o mesmo procedimento seguido durante a última transição presidencial, então levará algum tempo para concluir as solicitações de seguir e deixar de seguir conforme essas contas mudam de mãos, disse o especialista.
mem/cdg/ls