Os curazoleños, únicos invictos nesta primeira edição do torneio regional, tentarão manter invicta sua coluna de derrotas, enfrentando adversários que chegaram às terras nicaraguenses com o aval de duas coroas conquistadas de forma consecutiva no campeonato doméstico e uma medalha de prata na Série do Caribe de 2019.
Na véspera, as Cabras, campeãs da sua Liga Profissional, estrearam em grande estilo ao vencer em uma rodada dupla, que tiveram que disputar devido à chegada tardia à sede no dia inaugural.
Na primeira partida, derrotaram os colombianos Caimanes de Barranquilla com um placar final de 5-4, graças a um walk (base por bolas) do arremessador Jhon Jairo Romero com as bases lotadas.
Na partida noturna, lançaram sua candidatura ao título ao vencer por 3-0 os anfitriões nicaraguenses, que estão competindo no evento com sua seleção nacional.
Néstor Molina deixou os donos da casa sem reação, com uma atuação de seis entradas e um terço, recebendo o apoio de um home run de Ray-Patrick Didder.
Por sua vez, os Leñadores, após perderem na sexta-feira para os mesmos nicaraguenses (1-5), venceram ontem as Águilas Metropolitanas do Panamá por um apertado placar de 5-4, graças a home runs de Yoelquis Guibert e Guillermo Avilés, que também conseguiu um simples e um duplo.
Os cubanos se vingaram do arremessador Harold Araúz, que havia vencido equipes da ilha em três ocasiões, incluindo a final da Série do Caribe realizada em seu país. Para o duelo de hoje, programado para as 19h, horário local, o técnico da chamada Pesadilla Oriental, Abeicy Pantoja, designou Dariel Góngora para subir ao montículo.
O arremessador canhoto, que veste o uniforme dos Toros de Camagüey em Cuba, possui experiência de 13 temporadas nacionais com um saldo de 77 vitórias e 58 derrotas e uma média de 3,51 corridas merecidas por jogo completo.
No ano passado, ele defendeu as cores do Camec Collecchio Baseball da Liga Italiana (Série A), onde teve uma excelente temporada.
Após os resultados de ontem, a tabela de classificação da Série das Américas mostra Curaçao no topo (2-0), seguido por Cuba, Nicarágua, Panamá e Argentina (1-1) e Colômbia (0-2).
mem/blc/mb