Em declarações à Prensa Latina, o treinador da seleção cubana previu uma vitória neste domingo contra os Cabras de Curaçao, desde que os Leñadores façam uma boa partida, que terá como arremessador inicial Dariel Góngora.
O arremessador canhoto, que veste a camisa dos Toros de Camagüey em Cuba, acumula 13 temporadas nacionais com um histórico de 77 vitórias e 58 derrotas, além de uma média de 3,51 corridas limpas permitidas por jogo completo.
No ano passado, Góngora defendeu as cores do Camec Collechio Baseball na Liga Italiana (Série A), onde teve uma excelente temporada.
Sobre a vitória do dia anterior contra as Águilas Metropolitanas (Panamá), no Estádio Roberto Clemente, na cidade de Masaya, Pantoja destacou que a equipe jogou conforme o planejado.
“Dissemos a eles que não podíamos continuar de menos para mais, mas sim o contrário, e você viu como eles acertaram bem na bola”, declarou.
Ele acrescentou que um dos fatores determinantes para o triunfo foi a atuação eficaz dos relevos, algo que a equipe buscava desde a estreia na sexta-feira contra a seleção da Nicarágua. “Assim é o triunfo; ainda temos mais três jogos para chegar à final”, ressaltou.
Segundo Pantoja, o time demonstrou mais união do que na partida anterior, após serem chamados a reagir e a enxergar a vitória como uma opção verdadeira e positiva.
O arremessador vencedor da partida contra o Panamá, Andy Vargas, agradeceu à comissão técnica pela confiança nele depositada.
Ele comentou que o sucesso foi alcançado ao variar bem os lançamentos e mudar as zonas de strike para dificultar o trabalho dos rebatedores adversários.
De acordo com o calendário do torneio, neste domingo, o Panamá enfrentará a Colômbia no Estádio Nacional Soberania às 08h00 (hora local); as seleções da Nicarágua e da Argentina jogarão no Roberto Clemente, em Masaya, às 18h00 (hora local); enquanto às 19h00, Curaçao enfrentará Cuba também no Soberania, na capital.
A tabela de classificação da Série das Américas mostra Curaçao na liderança (2-0), seguido por Cuba, Nicarágua, Panamá e Argentina (1-1), e Colômbia (0-2).
mem/ybv/mb