A parada, que contou com a participação especial do presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, foi marcada pela marcialidade dos contingentes militares, a habilidade de pilotos e carros alegóricos que exibiram elementos significativos de importantes regiões e organismos governamentais do país.
A presidente da Índia, Droupadi Murmu, e o primeiro-ministro Narendra Modi, acompanhados de seu gabinete e cerca de 10 mil pessoas, assistiram ao desfile, que também foi embelezado por uma gigantesca e colorida coreografia dos diversos estilos de dança tradicional da nação sul-asiática.
Antes do evento, Modi e Murmu usaram as redes sociais para parabenizar a nação e desejar o fortalecimento dos esforços para preservar os ideais da Constituição e trabalhar por uma Índia próspera.
O dia começou com uma visita do primeiro-ministro ao Monumento Nacional de Guerra, onde ele prestou uma homenagem solene aos mártires indianos, antes de seguir para o palanque de onde acompanhou o desfile.
Após a chegada dos presidentes da Índia e da Indonésia, a bandeira nacional foi hasteada ao som do hino nacional, acompanhado por 21 salvas de canhão disparadas por um sistema de armas desenvolvido localmente, marcando o início da cerimônia.
Durante o evento, foram entregues os prêmios ao valor Param Vir Chakra e Ashok Chakra, concedidos por atos destacados de bravura e sacrifício.
A parada incluiu 152 membros do contingente de marcha da Academia Militar da Indonésia e 190 integrantes da banda militar daquele país.
Um dos momentos mais aguardados foi o show aéreo com 22 aviões de combate, 11 aeronaves de transporte e sete helicópteros da Força Aérea da Índia, incluindo os modelos Rafale, Su-30, AWACS, Dornier-228 e Apache.
A cerimônia foi encerrada com o hino nacional e o lançamento de balões decorados com faixas exibindo o logotipo oficial que comemora os 75 anos da entrada em vigor da Constituição indiana.
mem/lrd/mb