28 de January de 2025
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

El Salvador entre polêmicas e pressões migratórias

El Salvador entre polêmicas e pressões migratórias

San Salvador, 27 jan (Prensa Latina) El Salvador está atualmente lutando contra controvérsias e pressões migratórias impulsionadas pelas políticas do presidente dos EUA, Donald Trump.

Um artigo recente do acadêmico e colunista do jornal La Prensa Gráfica (LPG), Fidel López Eguizábal, “As políticas de imigração de Trump”, abordou a questão como uma prévia do que a despolítica imigratória do republicano está causando ao sul do Rio Bravo.

Embora muitos dos presentes na cerimônia de posse tenham aplaudido, as coisas não foram nada boas nas casas onde havia um imigrante ilegal, disse López.

O dia 20 de janeiro de 2025 não foi qualquer dia para os migrantes, um ponto de extrema importância. Donald Trump, recém-nomeado presidente, anunciou medidas drásticas para aqueles que vieram ao país para realizar o sonho norte-americano. Esse muro na fronteira será mais bem guardado, ele acrescentou.

O acadêmico destacou que “todos os países, especialmente na América Latina, devem estar prontos para ver o que acontecerá com seus compatriotas, que partiram para o país das estrelas e listras para trabalhar, para ter uma vida melhor”.

Os que são moradores ou cidadãos dormiram em paz; Quem chegou recentemente ou não organizou os documentos teve pesadelos. O que Trump também pretende é eliminar a cidadania para aqueles nascidos nos Estados Unidos. Ele está atacando todo mundo, sem dúvida, acrescentou.

É preocupante, disse ele, que El Salvador não tenha capacidade para receber os milhares de salvadorenhos que serão deportados. Acho que Trump não está brincando. Em seu discurso, ele mencionou primeiro os mexicanos, que são a maior população daquele país.

Enquanto isso, o presidente Nayib Bukele e seu gabinete devem estar atentos ao que acontecerá a seguir.

López menciona algumas das medidas citadas pela BBC para o México, seis, que vão desde “Fique no México”, militarização da fronteira, deportações em massa e até pena de morte para migrantes.

O acadêmico acrescentou que o segundo mandato de Trump será mais contundente; tomará novas medidas para combater os migrantes.

Neste domingo, o próprio jornal El Mundo noticiou que “Trump estuda um acordo com El Salvador para asilo de migrantes não salvadorenhos”.

O governo Trump está considerando um acordo de asilo com o governo de El Salvador para permitir a deportação de migrantes não salvadorenhos, informou a CBS News. O relatório é surpreendente e muitos estão se perguntando o que está sendo negociado pelas costas do povo.

De acordo com a reportagem, citada pelo jornal, de duas fontes familiarizadas com as negociações, o acordo autoriza autoridades de imigração dos EUA a deportar imigrantes de outras nacionalidades para El Salvador.

O acordo, conhecido como “Terceiro País Seguro”, inclui a deportação de supostos membros do Tren de Aragua, uma gangue sanguinária de origem venezuelana que Trump ordenou para iniciar o processo de designação como grupo terrorista.

Sem dúvida, a questão gera polêmica e preocupação, principalmente quando o Polegar das Américas está imerso em disputas como a da mineração de metais, que corroem a popularidade do presidente salvadorenho.

“O presidente Trump também elogiou a liderança do presidente Bukele na região e o exemplo que ele dá para outras nações do Hemisfério Ocidental”, disse a Casa Branca brevemente após uma conversa telefônica entre os dois. Qual será o preço?

mem/lb/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES