Segundo a Rádio Okapi, os confrontos entre o grupo armado, com a ajuda de Ruanda, e as Forças Armadas da RDC e seus aliados continuam nos arredores da cidade, causando pânico na população.
O M23 já invadiu alguns bairros, incluindo Majengo, onde foi aplaudido por parte da população, confirmaram moradores daquela parte da cidade à mídia.
O exército congolês ainda ocupava o centro de Goma, de acordo com outras declarações, deixando incerteza sobre qual força realmente controla esse enclave de cerca de dois milhões de habitantes.
O M23 emitiu uma declaração na segunda-feira anunciando a ocupação de Goma, mas o governo da RDC ainda não confirmou isso.
O porta-voz do governo e ministro das Comunicações, Patrick Muyaya, apenas pediu à população da cidade que siga certas medidas, por meio de uma mensagem na rede social X.
“Dada a situação de segurança na cidade de Goma, marcada pela presença do exército ruandês, queremos tranquilizar a população de que, seguindo as instruções do Presidente da República, o Governo continua a trabalhar para impedir o massacre e a perda de vida à luz das claras intenções de Ruanda”, disse ele.
Ele aconselhou as pessoas a ficarem seguras em casa, evitarem vandalismo e saques e bloquearem a “propaganda manipuladora de Ruanda”.
“Apelamos a todos os congoleses, onde quer que estejam no mundo, para que se mobilizem em apoio aos nossos compatriotas em Kivu do Norte, às nossas Forças Armadas e ao Comandante Supremo”, ele pediu, assegurando que “nem um centímetro será cedido”.
Testemunhas disseram à Rádio Okapi que os tiroteios e bombardeios em Goma e arredores se intensificaram desde domingo à noite e continuaram até segunda-feira.
O aeroporto internacional de Goma permanece sob o controle das forças de paz da Missão de Estabilização das Nações Unidas e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, disse a publicação.
As atividades na cidade paralisaram e os moradores permanecem trancados em suas casas, outros fugiram durante o fim de semana, enquanto cenas de saques foram relatadas, especialmente no mercado de Birere e em frente ao escritório da Direção Geral das Alfândegas e Taxas especiais no aeroporto.
mem/kmg/ls