28 de January de 2025
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Jornalista indiano qualifica como imoral decisão dos EUA contra Cuba

Jornalista indiano qualifica como imoral decisão dos EUA contra Cuba

Nova Delhi, 27 jan (Prensa Latina) O jornalista indiano Ullekh N.P., autor do livro ‘Mad About Cuba, a Malayali revisits the Revolution’ (Louco por Cuba, um malaio revisita a Revolução), qualificou de imoral a decisão por parte dos Estados Unidos de voltar a incluir a ilha na lista de patrocinadores do terrorismo.

Em entrevista à Prensa Latina, o escritor e pesquisador disse que não ficou surpreso com a decisão do novo governo americano, que também considerou uma injustiça extrema.

Ele lembrou que foi o presidente Donald Trump, em seu primeiro mandato à frente da Casa Branca, que reverteu todas as políticas de normalização das relações entre Cuba e Estados Unidos iniciadas por seu antecessor Barack Obama e pelo líder da Revolução Raúl Castro.

Depois, disse ele, no final de seu primeiro mandato em 2020, ele colocou Cuba na lista de países patrocinadores do terrorismo com a intenção de ganhar votos no estado da Flórida, o centro da política anticubana nos Estados Unidos.

Ullekh considerou que tais medidas coercitivas contra o povo cubano mostram que o fantasma de Lester Mallory, a pessoa que escreveu o infame memorando sobre Cuba em 1960, ainda assombra a Casa Branca, disse ele.

O proeminente jornalista ressaltou que Mallory, na época vice-secretário adjunto de Estado para Assuntos Interamericanos, é o arquiteto do modus operandi que os Estados Unidos continuam a empregar em suas relações com Cuba em termos de estrangulamento econômico do país caribenho.

Ele destacou que a doutrina de Mallory visa atacar a liderança cubana extremamente popular e que, para ele, a única maneira de se livrar desse apoio era garantir que o povo passasse por dificuldades, inclusive fome, e, como resultado do desespero, fosse forçado a se rebelar contra a liderança da ilha.

O jornalista indiano também enfatizou que a política dos EUA em relação a Cuba transfere muito dinheiro de vários programas federais para promover mudanças políticas no país caribenho, o que, segundo ele, era o objetivo original delineado por Lester Mallory em seu memorando.

Para Ullekh, a maioria dos americanos não tem ideia das políticas implementadas pelos Estados Unidos contra Cuba com o dinheiro dos contribuintes, como o bloqueio, que foi brutalmente condenado 34 vezes pela comunidade internacional na Assembleia Geral das Nações Unidas, lembrou ele.

Por isso, é um ato imoral da parte de Trump voltar a colocar Cuba na lista de países patrocinadores do terrorismo, reiterou.

jcm/lrd/jb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES