Durante o encontro fraternal, o diplomata cubano entregou a Wickramaratne uma carta de felicitações por sua recente nomeação enviada pelo presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular de Cuba, Esteban Lazo.
González também relatou a recente denúncia de Cuba sobre a decisão do novo governo dos Estados Unidos de restabelecer as duras medidas de guerra econômica contra o povo cubano, reincorporando a ilha caribenha à lista espúria de países que supostamente patrocinam o terrorismo.
Wickramaratne, médico de profissão, foi eleito presidente do Parlamento do Sri Lanka, composto por 225 membros, em 17 de dezembro de 2024.
Após a criação do novo Governo no Sri Lanka no ano passado, o Embaixador cubano Andrés González manteve conversações com as principais figuras do país, como o Presidente Anura Kumara Dissanayake, o Primeiro-Ministro Harini Amarasuri e o Ministro dos Negócios Estrangeiros Vijitha Herath, sobre a possibilidade de reforçar a cooperação entre os dois países. dois países em vários setores.
Autoridades de ambas as nações expressaram sua disposição de trabalhar juntas pela paz e justiça globais.
Sri Lanka e Cuba celebraram 65 anos de relações diplomáticas em 2024 com o objetivo de fortalecer laços em vários setores além da distância que separa os dois Estados.
mem/lrd/ls